terça-feira, 8 de janeiro de 2013

Jovens de Rurópolis migram para Santarém em busca de Emprego


       É  intensa a saída de jovens , moradores de Rurópolis para Santarém (cidade vizinha),principalmente no inicio de ano . A grande maioria vai em busca de trabalho , outros apenas continuar os estudos  , alguns bancados pelos pais outros viverem por conta própria . Só essa semana , tivemos notícia de dois jovens  que terminaram o ensino médio , a procura de  companheiros para dividirem apartamentos ou casas.Em Santarém  o valor do  aluguel é elevado ,muitas vezes  não cabe no orçamento de apenas uma pessoa, por conta disso  acaba-se morando  mais de uma , o que nem sempre vivem em harmonia. O que tem ocasionado essa saída intensa , são os atrativos citados, mas também a falta de oportunidade que esses jovens não tem em Rurópolis . 

     Por outro lado essa situação é preocupante , pois  a grande maioria  vive em situações desfavoráveis , longe das famílias , diante da tal chamada" liberdade", o que nem sempre alguns conseguem lidar com essa situação. Mas, o que fazer ? Acredito que seja uma situação  voltada para o poder público. As propostas seria trazer universidades para Rurópolis como também curso profissionalizantes e investimentos  em programas de emprego. Como não seria possível atender  a todos mediante essa proposta , sugerimos também que  as autoridades fizessem  um trabalho  em busca de colher informações , como esses jovens vivem em Santarém? Quem banca? .Posteriormente poderia fazer parceria  lideranças de Santarém   a fim de criar um programa de proteção ao jovens de Rurópolis. 
      Além   disso,existem relatos de jovens , que chegam a passar fome , mas preferem  morar  em Santarém, muitos veem com status, cidade maior, com mais serviços  e outros.
Por isso , vamos ficar atento e cuidar melhor dos nossos jovens , saber o que querem , para onde vão e com quem vão, afinal são o futuro de nossa sociedade e precisam de proteção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário