sexta-feira, 7 de outubro de 2016

Projeto Sobre o Trânsito em Rurópolis

Autora; Neuzandes Costa
Projeto; Eu no trânsito
Participantes; Alunos do 6º da Escola Almir Gabriel-Rurópolis/PA
Duração do Projeto; dois meses


Justificativa

O Projeto “Eu no Trânsito” foi elaborado a partir da observação da quantidade de alunos vitimas de acidentes de moto que chegam à sala de aula machucados, com curativos expostos no corpo, membros enfaixados ou que faltaram a aula pelos mesmos motivos. Como também ao ouvir diariamente depoimentos feitos por eles sobre acidentes com motos envolvendo os mesmos, família e/ou amigos. Na cidade é comum o uso de motos sendo que a maioria das famílias possui uma motocicleta em casa. Este o principal meio de transporte da população é utilizado pelos pais, alunos e comunidade na locomoção dos mesmos para ir ao trabalho, lazer, escola e áreas rurais. Por não existir na cidade até o momento a instalação de órgãos de fiscalização (Detran), muito menos sinalização nas ruas, o tráfego de motos aumentou nas ultimas décadas melhorando a vida da população mas também causando uma série de acidentes inclusive com vitimas fatais. Observa-se no pátio da escola esse crescimento. Além dos depoimentos diários sobre o assunto  a indisciplina, falta de atenção e motivação por parte dos alunos em relação as aulas tradicionais foram determinantes para elaboração desse projeto .Ao elaborar o projeto procurou-se falar de algo que os mesmos o conhecessem e  que tivessem diretamente envolvidos .Visto que os jovens são as maiores  causadores e as maiores vitimas de imprudências no trânsito da cidade. É comum ver menores conduzindo motocicletas, empinando-as, sem uso de capacete muito menos sem carteira de habilitação, mas também vemos adultos cometendo as mesmas entre outras imprudências;  conduzindo motos com mais de uma pessoa na garupa o que pela lei de trânsito é proibido,levando crianças e bebês de colo e o que podemos considerar mais grave,  conduzindo estes veículos sobre efeito do álcool.Sendo que apenas a policia militar faz o trabalho de fiscalização e punição o que não é o suficiente se a sociedade não colaborar e não tiver consciência dos riscos que corre como motociclista , pedestres ,motoristas e ciclistas.Acreditamos que mesmo sem a presença dos órgãos de fiscalização podemos fazer nossa parte enquanto cidadãos que é cobrar junto aos órgãos competentes mais segurança no trânsito como também enquanto pessoas evitar cometer atos de imprudências, Nesse sentido, entendemos que o papel do professor juntamente com toda escola e apoio da família  é promover ações educativas para o trânsito ,sendo a escola o espaço determinante para essas ações.



Objetivos O Projeto Eu no Transito tem como objetivo formar o comportamento do cidadão enquanto usuário de moto como condutor e passageiro fazendo com que o mesmo entenda e coloque em prática o uso de equipamentos de segurança como também perceber que o trânsito na cidade está irregular principalmente pelos usuários de motocicletas colocando em prática essas ações e cobrar junto à família, comunidade e autoridades

Objetivos Específicos;


  • Conhecer as leis de transito;
  • Cobrar junto à família, comunidade, órgãos responsáveis segurança no transito; 
  • Visitar e identificar pessoas vitima do trânsito em Ruropolis;
  • Orientar outras crianças a não conduzirem veículos enquanto menores de idade;
  • Entender que o trânsito e formado por pedestres, ciclistas e motorista se que somos todos esses; 
  • Demonstrar atitude solidária frente a situações ocorridas no trânsito;
  • Reconhecer que o transito em Ruropolis é irregular
  • Ajudar a comunidade a ter mais segurança;
  • Saber que a carteira de habilitação e obrigatória;
  • Valorizar a vida;
  • Identificar atitudes positivas e negativas no trânsito;

Metodologia


  •  Conversa informal, para verificação sobre o conhecimento prévio acerca do assunto;
  • Conversa informativa sobre o cotidiano do trânsito;
  • Orientações sobre o espaço urbano de Rurópolis-Estudos Amazônicos
  • Observação do trajeto casa-escola e escola-casa; 
  • Formas de relevo, área plana a qual foi construída a cidade de Rurópolis;
  • Trabalho com entrevistas com pessoas vitima de acidentes;
  • Texto informativo sobre comportamentos corretos no trânsito: pedestres, ciclistas, passageiros de ônibus, motociclistas e motoristas;
  • Confecções de cartazes, teatros, paródias, poesia e vídeos sobre o tema;
  • Confecções de placas de sinais de trânsito; 
  • Entrevista com um policial militar, já que na cidade são eles que fazem a segurança no trânsito;
  • Textos sobre o trânsito;
  • Conversa com menores de idade conduzindo motocicletas sobre efeito do álcool;
  • Reprodução por meio de desenhos e pintura do trajeto escola-casa e casa-escola;
  • Confecção de um mural de notícias sobre o trânsito;
  • Visitação as principais ruas da cidade e a distribuição de panfletos com orientações no trânsito;




Avaliação
 A avaliação será continua, observando sempre as ações dos mesmos comparando com o antes e depois da implantação projeto.




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