segunda-feira, 6 de agosto de 2012

ELEIÇÕES 2012


    

  As propagandas eleitorais já começaram e o que se ver ,são inúmeros carros de som, muito barulho, muros pintados, santinhos e cartazes sendo distribuídos.A pergunta é: E os candidatos que não tem dinheiro pra pagar carros de som? Sai em desvantagens? Provavelmente que sim. `necessário fazermos uma reflexão sobre o que deve ter um candidato pra se eleger? Muitos ainda diriam que basta o dinheiro outros diriam que um bom caráter apenas.   Essa reflexão é essencial na hora de escolher o candidato, afinal ele será o seu representante. E o eleitor? Qual o seu papel diante desse processo? Muito simples analisar cada candidato, cada proposta de trabalho e delas extraírem o melhor para uma coletividade. Um exemplo é conhecer a vida cotidiana do candidato, saber se o mesmo tem uma boa relação com a família, dentro de uma igreja e na comunidade. Que temas sociais essa pessoa defende e com quais propostas aborda.
     Muitos querem representar o povo (ainda bem), mas é o povo quem decide. No entanto muitas vezes essa decisão tem conseqüências. Alguns critérios devem e precisam ser considerados: a família, a vida na comunidade e a relação com a mesma são essenciais na hora da escolha.O candidato que não dá a pensão para os filhos que exemplo essa pessoa quer dá para os jovens, para o povo? O candidato que agride as esposas, fala mal, consome álcool sem medir as conseqüências, não respeita as leis de transito, não trabalha etc fará uma boa representação?. Acaba sendo mau exemplo para uma sociedade. Não é no dinheiro que devemos votar, devemos votar na boa conduta, na moral e na humildade desse cidadão. Comprar o voto não é legal.
        O eleitor muitas vezes aceita vender o voto, sabemos que é um momento único, pois muitos indivíduos surgem em nossas portas, nos oferecem vantagens em troca do nosso voto. Mas temos que refletir e entender que o papel do nosso representante é bem maior do que aquilo que ele nos oferece naquele momento. Frases do tipo “só voto em fulano se me de umas telhas” são comuns ouvirmos nas ruas. Mas caro eleitor, se não se deixe enganar por promessas pequenas e muitas vezes falsas, nem se comporte de tal maneira pois  alguém comprará seu voto  e as consequências será para uma população
    Lembre-se sempre um município bem representado seu povo terá orgulho. Isso acontece com maiores oportunidades de trabalho (emprego e renda), pólos universitários, saneamento básico, implantação  de cursinhos, investimentos em educação, saúde e muitos outros. E um representante só entenderá dessas questões se ele tiver compromisso com o social e se o povo cobrar. Então a política não é apenas de quem gosta e sim de todos nós que necessitamos.
 Por tanto dia 07 de outubro, vamos exercer nosso papel de cidadão dando o nosso voto com consciente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário